Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O ADVENTO

O Tempo do Advento possui dupla característica: é um tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, e também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.


O Tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do domingo que cair no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor.

As atitudes interiores que nos preparam melhor para esta vinda podem ser assim expressas:

Manter-se vigilantes na fé, na oração, em uma abertura atenta e disponível para conhecer os “sinais” da vinda do Senhor em todas as circunstâncias e momentos da vida até o fim dos tempos. 
• Andar no caminho traçado por Deus, sem se extraviar por caminhos tortuosos: “converter-se” para seguir a Jesus para o Reino do Pai.
• Dar testemunho da alegria que Jesus Salvador no traz, com a caridade afável e paciente para com os outros, com a abertura para todas as iniciativas de bem, através das quais já se constrói o Reino futuro na alegria sem fim.
• Manter um coração pobre vazio de si, imitando José Nossa Senhora, João Batista, os outros “pobres” do evangelho que, precisamente por isso souberam reconhecer em Jesus o Filho de Deus que, veio salvar os homens.


• Participar da celebração Eucarística neste Tempo do Advento significa acolher e reconhecer o Senhor, que continuamente vem ficar no meio de nós e segui-lo no caminho que leva ao Pai; afim de que, com sua vinda gloriosa no fim dos tempos, ele nos introduza todos jutos no Reino.


Fonte: Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário- Conferencia nacional dos Bispos do Brasil. Edição CNBB


Por Gildenor

Nenhum comentário:

Postar um comentário