Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de maio de 2010



DIA DAS MÃES

Conhecendo um pouco da origem

Não é a toa que o dito popular "Mãe é uma só” vem sendo utilizado há muito tempo. Desde a Grécia Antiga, em todas as primaveras, os gregos celebravam em honra de Rhea, a mãe dos Deuses, o dia das mães.
Em 1600, surgiu o chamado "Mothering Day" para que as mães da Inglaterra pudessem ser honradas, fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Em 1907, Ana Jarvis, da Filadélfia, iniciou uma campanha para estabelecer o Dia das Mães nacional. Ela sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, o segundo domingo do mês de maio. Ana Jarvis e seus apoiadores firmaram-se no propósito de estabelecer o Dia das Mães nacional. Sua campanha prosperou e, em 1911, foi celebrado em quase todos os estados. Finalmente, em 1914 o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano.
Fonte: http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto026.shtml

Baseado nesse breve histórico, reflitamos: O que significa ser mãe? Nos dias tão corridos em que vivemos, que não temos tempo de parar nem para pensar em nós mesmos, tentemos refletir o significa ser aquela que nos ama e está sempre ao nosso lado. Sabemos que hoje o valor da família em geral está desgastado e sendo esquecido, por isso paremos e analisemos o que significa ser mãe, essa pessoa especial de onde todo ser humano foi gerado.

O QUE SIGNIFICA SER MÃE?

É conceber, amamentar, dar a mão ao filho antes de seus primeiros passos, é ensiná-los as primeiras palavras, levar para a escola e transmitir segurança no primeiro dia de aula. Cuidar desse filho até ele crescer, passando por todas as etapas de sua vida.
Ser mãe é tarefa dura, árdua, que exige amor e entrega, é estar ao lado do filho em todos os momentos. Mãe não abandona nunca, faz de tudo para ver aquela vida que saiu de seu ventre ter um brilhante futuro.
E essa coragem e entrega é mérito da mulher, o homem não tem essas virtudes que a mulher tem, por isso todos os méritos sejam dados às mulheres, pois são elas que tem essa graça de conceber, carregar por nove meses, sentir a dor do parto e ser a primeira a ter contato neste mundo tão grande com aquela frágil criatura. É aquela que dá segurança maior a essa vida concebida.
E para nos ajudar um pouco mais a refletir “o que significa ser mãe?”, pedimos a ajuda de duas jovens mães. Bruna, mãe do pequeno Gabriel e Jéssica, mãe da Maria Eduarda. Elas partilharam conosco o que significa ser mãe. E ai vai o que elas nos disseram:

Bruna: “Ser mãe é ter medo todos os dias, mas não por você e sim, por uma pessoinha que amamos muito e protegemos com toda a força, que eu nem imaginava que um dia teria. É amar incondicionalmente, proteger e saber que para ele você é a pessoa mais importante nesse mundo. É esperar aquele sorriso lindo que ele sempre me dá”.

Jéssica- “De todas as purezas do mundo o amor de uma mãe por um filho é a campeã. As transformações começam aos poucos, que só pelo fato de saber a existência, o pequeno ser ainda sem forma já desperta um amor incondicional, tanto que nesse momento “se engordamos”, ficamos felizes, se levamos um chute é motivo de alegria. Sofrer a maior das dores traz o maior dos prazeres e felicidade. Não importa o que aconteça, esse amor só aumenta. É como se no exato momento do nascimento fossemos capazes de fazer com que nosso coração viva fora do corpo”.

Com isso finalizamos nosso texto parabenizando e pedindo que Nosso Senhor Jesus Cristo derrame suas graças e bênçãos a todas as mães do mundo. Parabéns queridas mães por esse dia. Sabemos que todos os dias é o dia de vocês, mas é bom ter um dia em especial para pararmos e refletirmos o quanto são importantes para nós filhos. Obrigado por existirem em nossas vidas. Grande beijo a todas as mães.


Por Ricardo

Um comentário:

  1. Foi com imenso prazer que contribui com minhas palavras para a bela homangem que meu grande amigo Ricardo proporcionou a todas as mães.
    Sem dúvidas a figura que expressa amor no mundo seria uma mãe, sem ela a vida não seria a mesma até porque nossa exixtência não seria possivel.
    Que Deus abençõe a todas as mamães do mundoooo todoo.

    ResponderExcluir