Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que é Oração?

No mundo em que vivemos hoje, mais do que nunca se faz necessário um profundo relacionamento com Deus, através da oração e das mais diversas formas de oração. Santa Teresinha afirmou: “A oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e de amor, no meio da provação ou no meio da alegria”.




A humildade é a base da oração. Santo agostinho dizia: “A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus”. No entanto, a nossa oração é sempre resposta de fé á promessa gratuita da salvação, que nos é dada por Deus quando abrimos o nosso coração ao plano d’Ele.
A oração brota no coração do ser humano, ela vem de dentro. O coração é a sede do amor, o centro escondido do nosso ser, inatingível pela razão ou por outra pessoa. Só o Espírito de Deus pode sondá-lo e conhecê-lo. O coração é o lugar da decisão, é o lugar da verdade, onde também escolhemos a vida ou a morte, a luz ou as trevas, a amizade ou a inimizade com Deus. Todos nós devemos ser pessoas com espírito de oração, pois através da oração discernimos a vontade de Deus e vencemos as tentações de seguir outros caminhos.
A oração é o relacionamento vivo dos filhos de Deus com seu Pai infinitamente bom, com seu filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo. É desta forma que a oração foi revelada por Jesus. Em várias passagens dos Evangelhos está contido que Jesus ficava noites em oração ao Pai. E, quando os apóstolos pediram que Jesus os ensinasse a rezar, Ele simplesmente lhes ensinou a abrir o coração ao Pai, através da oração do Pai Nosso, que é o modelo perfeito da oração filial de Jesus.
“A oração diária é sinal do primado da graça no caminho do discípulo missionário. Por isso, é necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender essa arte dos lábios do Mestre”.(Documento de Aparecida, p.119).
“Não se entra em oração com a cabeça, mas com o coração. Não com o que se sabe, mas com o que se vive. Não com idéias ou palavras, mas com toda a pessoa. É a nossa pessoa que reza. A oração não se avalia pelas palavras que se dizem, pois as palavras nem sempre vêm do fundo do coração”.(A Oração: eu a reencontrei; p.44)
Lembra-te do Evangelho: “Quando orares, não uses palavras vãs, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos”. (Mt 6,7).
Portanto, a oração é a amizade com Cristo. A oração une e leva o mundo a crer. A oração é importante na vida de todas as pessoas, e em todas as fases da vida. E acima de tudo, a oração se dá principalmente a partir do silêncio, pois é a relação de Deus para com seu povo, é a escuta do povo à Palavra de Deus. Nós também hoje, suplicamos a Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar”. O objetivo principal de nossa oração é conhecer Jesus Cristo, assimilar seus ensinamentos, para assim dizer o sim e segui-lo até o fim.


Por Valdecir

Nenhum comentário:

Postar um comentário