Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grande momento: ORDENAÇÃO SACERDOTAL – Pe. Tiago Boufleur SdC

Foi uma viagem rápida (2 dias), mas repleta de bênçãos, de alegrias, de encontros e de momentos em família. Sim família, FAMILIA GUANELLIANA, que estava muito bem representada pelos padres e irmãos SERVOS DA CARIDADE, as irmãs FILHAS DE SANTA MARIA DA PROVIDÊNCIA e os aspirantes e cooperadores guanellianos da ASSOCIAÇÃO COOPERADORES GUANELLIANOS, além de familiares e amigos. Era momento importante na vida de todos, mas principalmente, para aquele que seria ordenado sacerdote, mais um padre para a Igreja, mais um Servo da Caridade, o Diácono Tiago Boufleur.
Nossa viagem começou na madrugada do dia 04/09/10, quando saímos numa Van aqui de Piraquara (PR), nós (Postulantes), o jovem Roger (Comunidade Santa Mônica) e o Sr. Paulo Sivieri (cooperador guanelliano de São Paulo – SP), rumo ao interior do Rio Grande do Sul. Depois de 13 hs na estrada chegamos à Comunidade Santo Antonio, onde nasceu o, até então, Diácono Tiago, município de Cerro Largo (RS), com aproximadamente 15 mil habitantes.

Fomos destinados às casas das famílias da comunidade (com aproximadamente 500 moradores), que, diga-se de passagem, nos acolheram muito bem. Fica aqui o nosso agradecimento.
Nesse mesmo dia, às 18 hs, todos reunidos na Capela Santo Antonio para a celebração. Depois de 12 anos de caminhada no seminário, o lema de sua ordenação era muito sugestivo: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,15).


Pela imposição das mãos do Bispo de Barra do Garças (MT) , Dom Protógenes José Luft (SdC), Tiago Boufleur se tornou o mais novo sacerdote guanelliano da Província Santa Cruz. Após a celebração, houve um jantar festivo, animado pela música alemã (aliás, o alemão é a língua falada no local, mais que o português).


No dia seguinte (05/09), às 10 hs, era o momento do Neo-sacerdote celebrar a sua primeira Missa. Novamente com a igreja lotada a emoção tomou conta de todos. A tradição é que o padre recém-ordenado convide outro padre para fazer a homilia, tarefa que coube ao Pe. Elisandro Isehard da Silva (RS), animador vocacional guanelliano.


No final da celebração, os pais do novo padre trouxeram uma foto do filho, que foi colocada junto às fotos dos outros padres ordenados, nascidos na Comunidade Santo Antonio. O Pe. Tiago Boufleur foi o 18° sacerdote ordenado ali naquela Capela, além de mais 4 irmãos e 40 irmãs religiosas daquele local. Para uma Comunidade onde atualmente residem 500 pessoas, está muito bom não é mesmo? UM GRANDE TESTEMUNHO VOCACIONAL.


Após a Missa, almoço festivo com o tradicional churrasco gaúcho, muita diversão e mais “bandinha” (música alemã). Foi muito bom rever amigos, companheiros de caminhada e conhecer um local tão simples e tão acolhedor. Mas era hora de voltar. Esperamos ansiosos por outros momentos em família, em FAMÍLIA GUANELLIANA. Deus abençoe a todos!



Por ELI MARCEL

Um comentário:

  1. Parabéns e bênçãos ao novo sacerdote!!!...
    Baita tecladista de tantas animações litúrgicas em nossa Paróquia!!!...Sempre presente e sempre disponível!...Deus escolheu a dedo estes filhos amados de Don Guanella!
    Saudades deste povo!
    Abração!
    Gio (SNST-POA)

    ResponderExcluir