Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de junho de 2010


VAMOS TORCER PELO BRASIL?

Não se ouve falar em outra coisa. A Copa do Mundo de futebol começou. É assunto nos bares, nas empresas, nas escolas, nas Igrejas e nos seminários. Brasileiro adora futebol. É realmente uma paixão nacional. Há aqueles que não gostam, mas durante a Copa acompanham os jogos, especialmente os jogos da Seleção Brasileira. Mas, tem gente que torce contra.

Nessa época ouvimos alguns jargões populares:
“O Brasil é o país do futebol”. Não se pode negar que a nossa Seleção, única penta campeã mundial, é referência em todo o mundo e tem a simpatia de grande parte dos povos;
“Vamos colocar o coração na ponta da chuteira”. Jogar com raça, determinação, vontade. Os jogadores que estão em campo representam uma Nação;
“Deus é brasileiro”. É muito usado quando a Seleção Brasileira vence jogos difíceis e/ou conquista títulos. Porém, sabemos que Deus não tem nacionalidade, Ele é de todos os povos.

A Copa na África do Sul é a mais esperada dos últimos tempos. É a primeira no continente africano, num país que sofreu com a segregação racial por muito tempo. Um país que tem um herói nacional: Nelson Mandela. É muito bonito ver a alegria do povo sul-africano com a maior festa do futebol mundial no quintal de casa.

E a Seleção Brasileira? Como em todas as copas, há muitas especulações, palpites e mais de 190 milhões de técnicos. Cada “brazuca” tem a sua seleção na ponta da língua. Paulo Henrique Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos foram alguns dos nomes que ficaram fora da lista de Dunga, mas que tinham “lobby” (campanha) a favor por parte da imprensa e do povo. Contudo, é motivo para torcer contra a nossa Seleção?
Sabemos também que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é uma entidade privada e que tem um presidente há muito tempo no cargo. Os jogadores ganham milhões em seus clubes e alguns parecem ter “cadeira cativa” na Seleção. Mas, por isso devemos torcer contra a Seleção?
O jeito brasileiro de torcer contagia todo o mundo. Pintamos as ruas, penduramos bandeirinhas nos postes, colocamos a bandeira do Brasil na varanda da casa, cantamos o hino nacional e sentimos orgulho de ser brasileiro. Aliás, nos últimos tempos, só sentimos esse orgulho em eventos esportivos dessa magnitude, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.
Em quase todos os países do mundo há torcedores da Seleção Brasileira, crianças de todas as raças sabem de cor o nome dos craques brasileiros, mundo afora vemos europeus, africanos e asiáticos usando a camisa “amarelinha” e, quem nasce aqui torce contra? Não consigo entender.........


Vamos deixar de lado nossas mágoas contra o técnico, contra os dirigentes, contra algum atleta. Esqueçamos nossas preferências por um ou outro jogador, que “deveria” estar lá. É hora de unir forças e torcer pela nossa Seleção. Vai BRASIL, rumo ao Hexa.

Por Eli Marcel

Nenhum comentário:

Postar um comentário