Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de abril de 2010




BEM-AVENTURADA CLARA BOSATTA

A Família Guanelliana está em festa, em especial as Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência. Comemoramos no dia 21 de abril o 19° aniversário de beatificação da Bem-aventurada Clara Bosatta. Ela que nasceu em Pianello Lário, às margens do lago de Como, na Itália, em 27 de maio de 1858.
Quando criança, Dina (seu nome de batismo), tinha o sonho de ser professora. Com muito sacrifício inicia seus estudos junto as Irmãs Canossianas, que trabalham com a educação. Nesse período sente-se atraída pela vida religiosa. Mas, apesar de sua boa conduta e piedade entre as Irmãs, tinha uma saúde muito frágil e não foi acolhida no Convento. Apesar desta triste notícia ela não desanima, pois Deus havia reservado outros planos em sua vida.
Chega de volta à sua paróquia, na cidade de Pianello Lário e o Pe. Carlos Coppini a acolhe com todo zelo e carinho. Ele já tinha a intenção de reunir um grupo de jovens dedicadas e corajosas, dispostas a atender as necessidades dos pobres. A irmã de Dina, Marcelina, já estava entre as jovens que fariam parte desse grupo de aspirantes à vida religiosa.
Após um período de caminhada na paróquia, Dina é convidada a fazer parte do grupo de, agora, religiosas. No primeiro momento ela recusa, mas depois de muito refletir ingressa no grupo das Irmãs Filhas de Maria, tomando o hábito religioso. A partir daquele momento, irá se chamar Ir. Clara Bosatta. No dia de sua vestição suplica a Jesus numerosas virtudes, não escondendo o desejo de santidade: “Meu querido Jesus, peço-vos estas belas virtudes tanto queridas ao vosso belo Coração, pelo vosso sangue derramado pelo meu amor, e pelos vossos santíssimos méritos e não cessarei de vo-las pedir, até que as tereis esculpidas no meu coração. Dai-me a graça e os meios para que possa exercitar-me nestas virtudes e tornar-me logo santa”. Sua vida junto aos órfãos e necessitados seria de inteira doação.
Com a morte do Pe. Carlos Coppini, assume o seu lugar o Pe. Luís Guanella (para cuidar da paróquia e do grupo de religiosas). Pe. Luis Guanella sofria muitas perseguições naquela época, tanto por parte das autoridades civis, quanto por parte das autoridades eclesiásticas, por causa de sua dedicação aos pobres e as obras de caridade. Por este motivo chegou com a desconfiança das Irmãs.
Mas, em pouco tempo essa desconfiança tornou-se admiração, pois elas descobriram em Guanella uma pessoa amiga, com um coração de pai. Certa vez, a Irmã Marcelina foi procurá-lo para confissão e relatou essa cena para as demais irmãs: "Acabara de chegar de uma viagem, cansado, faminto. Sobre a mesa havia uma travessa de salada. Tinha também um galheteiro, mas ele não usou óleo nem vinagre. Comeu aquela salada com sal e polenta fria... Então eu compreendi que aquele é o padre que estamos procurando".
A partir de então, com a influência e as bênçãos do Pe. Luis Guanella, as Irmãs Filhas de Maria tomam novo rumo. Nasce a Congregação das Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência (guanellianas). Palavras do Pe. Guanella: “O amor de Jesus e a meditação do crucifixo sejam o programa das Filhas de Santa Maria da Providência e a ele conformem elas todas as suas ações e a sua vida”. O campo de trabalho só tende a aumentar junto às crianças, na educação e na catequese, no cuidado aos idosos e as crianças com necessidades especiais. A Congregação se expande, indo até a cidade de Como (a maior da região), como forma de levar a caridade a mais pessoas.
A Irmã Clara Bosatta vive intensamente sua consagração, percorrendo de forma generosa e humilde o caminho da perfeição cristã, confiando sua vida a Deus Pai Providente e Misericordioso. Devido a sua frágil saúde e as constantes privações com que passa, contrai uma grave doença, e após um longo período de enfermidade, acaba por falecer em 20 de abril de 1887. Em seus últimos dias de vida dizia: "Verei o meu Senhor". Ela viveu apenas 29 anos, que foram suficientes para testemunhar a caridade aos mais pobres e viver sua paixão por Jesus Cristo.

ORAÇÃO À IRMÃ CLARA BOSATTA
Ó Jesus, irmão dos humildes, que fizeste resplandecer a BEM AVENTURADA CLARA BOSATTA pelo espírito de sacrifício, tornado-a apóstola incansável do teu evangelho entre os pobres, comunica-nos o seu abandono total na Divina Providência, o amor pela oração, a paciência nos sofrimentos, o desejo de doação ao próximo mais necessitado. Concede-nos, por sua intercessão, a graça... que com fé te pedimos. Amém!
Pai Nosso. Ave-Maria. Glória.

Por Eli Marcel

4 comentários:

  1. Bem aventurada Clara Bossata rogai por nós

    ResponderExcluir
  2. Que a graça e a Paz de Deus esteja sempre convosco!!!
    Para conseguir postar algum comentario é necessario ter alguma conta Google, ou seja, gmail, orkut, etc................quem tem yahoo também conseguirá!!!
    Basta digitar a mensagem e logo em seguida entrar na sua conta, por este blog que ele efetuará sua postagem!!!
    Aguardamos resposta de cada um (a) nos visita!!!

    A Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir
  3. Meninos lembrem-se sempre o que a vida de Luis Guanella mostrava e mostra até hoje: " Tudo o que tuas mãos entregam com amor voltará ao teu coração como bençãos de Deus". Por isso cuidem-se, cuidem um do outro e façam o possivel para que a vocação do proximo seja a mais abençoada possivel. Paz e Bem, MAria Cecília

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber que podemos nos unir a vocês através deste blog! Vamos colaborar na divulgação dele para que cada vez mais pessoas possam conhecer a história de nossa congregação. Beijos à todos. Carlinhos, Roberta, Luisinho e Clarinha.

    ResponderExcluir